Síndromes gripais: saiba onde procurar atendimento médico em Aracaju
(Foto: SMS)
Com a chegada do período chuvoso e as variações de temperatura registradas na capital sergipana, doenças e infecções respiratórias, como rinite, sinusite, gripes e resfriados, estão mais presentes na população, principalmente em crianças. Diante disto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a orientação à população para que, em caso de sintomas, busque um dos pontos de atendimento às síndromes gripais disponíveis na saúde pública municipal.
Considerando o nível de complexidade dos sintomas apresentados entre leve, moderado e grave, é possível as pessoas procurarem a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência, assim como o Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju, situado no bairro Coroa do Meio, ou a urgência.
Ao primeiro sinal de sintoma gripal, algumas atitudes devem ser tomadas, a exemplo de, no caso de crianças, evitar levar à escola, bem como diminuir o contato mais próximo com outras pessoas, em relação à população como um todo.
Essa atitude pode parecer pouco ou não significar nada para muitos, mas previne que outras pessoas sejam contaminadas e diminui a quantidade de vírus circulando, segundo ressalta o coordenador-médico do Hospital Municipal Fernando Franco, Willian Barcelos. “Isso evita que outras pessoas fiquem doentes. Se todo mundo fizer isso, a quantidade de vírus disseminado será muito menor e a comunidade terá menos pessoas doentes neste período de sazonalidade”, complementa.
Ao buscar atendimento médico para síndrome gripal, é necessário o indivíduo identificar o nível de complexidade dos sintomas, visto que, casos leves e moderados são direcionados para as Unidades de Saúde da Família (USFs), conforme destaca o médico. No entanto, em casos graves é preciso buscar atendimento em uma unidade de urgência.
“Caso a pessoa apresente apenas coriza, febre, há menos de três dias, que não esteja hipoativa fora dos momentos de febre, que não esteja cansando e que venha mantendo uma alimentação razoável, orientamos que ela seja levada a uma Unidade de Saúde da Família para fazer tratamentos sintomáticos como aerossol, remédio para febre e observação”, explica Dr. Willian Barcelos.
Casos leves e moderados também são acolhidos no Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju, localizado na rua José de Carvalho Cunha, 219, bairro Coroa do Meio, que funciona com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
No entanto, se os sintomas persistirem ou piorarem, a pessoa deve ser levada a uma urgência. “Se estiver com dificuldade de respirar a ponto de fazer um esforço respiratório importante, ou seja, que está cansando, como se tivesse acabado de correr, que esteja com mais de três dias de febre e, entre os períodos da febre, ficar mais hipoativa e há mais de 24 horas sem se alimentar porque não consegue comer nada, ou então crianças pequenas que estejam extremamente irritadas e chorosas, isso são sinais de gravidade. É uma situação que precisa levar mesmo ao hospital”, reforça William.
Covid-19
Os sintomas gripais incluem a suspeita da covid-19, por isso a recomendação continua sendo para manter atualizado o cartão de vacina. Porém, se houver necessidade de realizar o exame para confirmar a covid, os testes RT-PCR estão disponíveis no Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju, no horário das 7h às 18h30, e nas Unidades de Saúde da Família Onésimo Pinto (bairro Jardim Centenário), Augusto Franco, Cândido Alves (bairro Santo Antônio), José Machado de Souza (bairro Santos Dumont), que funcionam em horário estendido, das 7h às 18h30.
Fonte: AAN