SAÚDE

CAPS: saúde oferta ajuda para usuários de drogas

Este ano, o serviço já atendeu 2.501 usuários que convivem com transtornos mentais graves, assim como pessoas que apresentam necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. (Foto: Ascom SMS)
22/10/2024 às 12:54:51

Infonet  em 22 out, 2024 11:17

 

 

Com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em funcionamento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acolhe as pessoas em sofrimento mental vinculadas a estas unidades. A Rede de Atenção Psicossocial (REAPS) possui seis CAPS, dentre os quais cinco atuam no formato 24h para acolher os usuários que necessitam de atendimento. Este ano, o serviço já atendeu 2.501 usuários que convivem com transtornos mentais graves, assim como pessoas que apresentam necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

“Atualmente, os CAPS do município de Aracaju são organizados para atender a população de acordo com o território e linha de cuidado. Temos seis CAPS, cinco CAPS III, que funcionam 24 horas, e um CAPS II Infanto-juvenil, que funciona em horário comercial, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Este último está em processo de habilitação para CAPS III. Destaco que quatro dessas unidades atendem pessoas em sofrimento psíquico e transtorno mental e dois atendem casos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas”, ressalta a psicóloga da Reaps, Cristian Paula.

O serviço funciona no sistema porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento formal, pois o foco é o acolhimento, seja diurno ou noturno, do usuário em crise ou que necessita de intensificação do cuidado. Já as pessoas com necessidades oriundas do uso de álcool e outras drogas, é realizada uma avaliação quantitativa e qualitativa em equipe para compreender os danos apresentados, o grau de dependência e as repercussões psicossociais pelo uso.

A psicóloga Cristian Paula explica, ainda, que o trabalho prioritário dos CAPS acontece em espaços coletivos (grupos, assembleias de usuários e reunião de equipe), de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede de saúde e das demais redes.

“As unidades contam com equipes multiprofissionais compostas por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, educadores físicos, entre outros profissionais, que atuam sob a ótica interdisciplinar e territorial, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não-intensivo. Nossas diretrizes de trabalho são o cuidado em liberdade, reinserção social, reabilitação psicossocial e o fortalecimento da autonomia. No tocante à operacionalização do cuidado neste espaço, ressalta-se o dispositivo Projeto Terapêutico Singular (PTS), cujas ações são de fortalecimento da linha de cuidado em saúde mental, equipes multiprofissionais e redução de danos, com uma gestão democrática no controle social, onde é organizado e explicitado os itinerários e possibilidades de cuidado a serem desenvolvidos com os (as) usuários, sendo construído de maneira colaborativa entre equipe, usuário(a) e sua família, e podendo ser reavaliado sempre que necessário”, conclui Cristian Paula.

Confira quais são os CAPS III e onde estão localizados:

CAPS III Jael Patrício – Centro de Atenção Psicossocial 24 horas direcionado a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. É referência para a população da Zona Norte de Aracaju. Localizado na Rua J, s/n. Loteamento Dom Luciano, Bairro Cidade Nova. Contato telefônico: 3245-9683

CAPS III Liberdade – Centro de Atenção Psicossocial 24 horas direcionado a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. É referência para a população da Zona Central de Aracaju. Localizado na Rua Distrito Federal, nº 1012, Bairro Siqueira Campos. Contato telefônico: 3179-3872 e 3179-3873.

CAPS III David Capistrano – Centro de Atenção Psicossocial 24 horas direcionado a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. É referência para a população da Zona Sul de Aracaju. Localizado na Rua Coronel José de Albuquerque, Bairro Coroa do Meio, nº 1373. Contato telefônico: 3026-2440.

CAPS AD III Primavera – Centro de Atenção Psicossocial 24 horas, com acolhimento diurno e noturno para adultos (a partir de 30 anos) que necessitam de cuidados em saúde e psicossociais devido ao uso problemático de álcool e outras drogas. Atende toda a cidade de Aracaju. Localizado na Rua Guarapari, s/n, Bairro Atalaia. Contato telefônico: 3179- 4620.

CAPS AD III Infantojuvenil Vida – Centro de Atenção Psicossocial 24 horas infantojuvenil, com vagas para acolhimento noturno, para crianças, adolescentes e jovens adultos (até 29 anos) que necessitam de cuidados devido ao uso problemático de álcool e outras drogas. Localizado na Rua Haiti, nº 665. Contato telefônico: 3179-3770.

Fonte: SMS

Veja também

Eleições 2º turno: feiras livres de Aracaju serão antecipadas

Eleições 2º turno: feiras livres de Aracaju serão antecipadas

Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

Visconde de Maracaju e Juscelino ficarão em meia pista nesta quarta

Visconde de Maracaju e Juscelino ficarão em meia pista nesta quarta

Conexão Enem: aulão de revisão gratuito no cinema do Riomar Aracaju

Conexão Enem: aulão de revisão gratuito no cinema do Riomar Aracaju

Arquidiocese divulga a programação das missas para o Dia de Finados

Arquidiocese divulga a programação das missas para o Dia de Finados

Comissão Eleitoral confirma André Maurício como novo reitor da UFS

Comissão Eleitoral confirma André Maurício como novo reitor da UFS

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

FASC 2024 tem como tema central “Cidade Viva”

FASC 2024 tem como tema central “Cidade Viva”