Cultura

Aracaju sediará o XLII Congresso Brasileiro de Guias de Turismo

São esperados mais de 800 congressistas, entre guias e agentes de turismo (Foto: Singtur/SE)
26/04/2024 às 09:32:44

O 41° edição do Congresso Nacional de Guias de Turismo ( CBGTur) é realizado em Porto Alegre, no período de 24 a 28 de abril, contando com exposições, rodas de conversa, networking e palestras. A noite de encerramento desta edição está sendo esperada com expectativa, já que ocorrerá a Noite “Sergipe é o País do Forro”, com o lançamento da 42° edição do congresso a ser realizado em Aracaju, no período de 14 a 18 de maio de 2025.

Na Noite de Sergipe em Porto Alegre, as tradições gauchescas darão espaço ao forró sergipano. O suco de mangaba, o camarão, o catado de aratu, a carne de sol de Bode, o xaxado e o baião pedirão espaço ao gostinho do churrasco e o ritmo do vaneirão para mostrar que Sergipe aguarda de braços abertos os mais de 800 congressistas no tradicional evento do trade nacional.

Uma das organizadoras da Noite de Sergipe e presidente licenciada do Sindicato, Irma Karla, avalia que o CBGTur, o mais tradicional evento da categoria realizado em 2011 em Sergipe, retorna ao destino após 14 anos. “Nas edições os congressistas sempre pleiteavam o retorno à Sergipe. Chegou a hora do Estado mostrar mais uma vez para o Brasil suas potencialidades. Estamos preparando também desde já a agenda técnica de discussões e palestras”, disse.

De acordo com Acácia Azevedo, presidente interina do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE) e Embaixadora do CBGtur de Sergipe, a proposta de levar para Sergipe o evento dos guias é reunir no Estado por meio de palestras, visitas técnicas e exposições o maior número de profissionais, discutindo sobre temas atuais e urgentes para a categoria, mas mostrando que Sergipe tem muito à oferecer. “Já estamos na expectativa de realizar a Noite de Sergipe aqui em Porto Alegre e começar contagem regressiva para a chegada do evento”, afirmou.

A Noite de Sergipe conta com apoio de órgãos públicos e empresários do turismo, como o Governo do Estado, prefeituras municipais de Aracaju, Canindé de São Francisco, Itabaiana e Santana de São Francisco, hotéis Recanto da Orla, da Costa, restaurantes Cariri e Havanna’s, agências de turismo MFTUR, Farol Tur, Luck receptivo, Jane Tur, Sublime Viagens e Brisamar Turismo, Loja de Artesanato Casa de Taipa, a empresária Melissa Rollemberg e o empresário Lee Felix com a Brasino – Industria de Beneficiamento de Pesca.

Fonte: Singtur/SE